quarta-feira, março 29, 2006

Vinhos do Pico

No século XVI, ao chegarem ao Pico as primeiras cepas de verdelho não se poderia imaginar que ao longo dos séculos XVII, XVIII e inícios do século XIX, estas produziriam um vinho de tão excepcional qualidade que a família de comerciantes alemães Wants Walter o levaria até aos reis de Inglaterra e aos Czares da Rússia.

Documentos históricos contam-nos que era considerado nas cartas de vinhos dos banquetes reais, que os Czares enviavam os seus barcos para recolherem tão precioso néctar, os médicos receitavam-no e até Leon Tolstoi o refere no seu “Guerra e Paz”.

Em meados do século XIX, vitimadas por doenças, as vinhas foram sucumbindo perante o olhar impotente das gentes do Pico. Desde então este "ouro líquido" e ex-libris da nossa terra reduziu-se ao fabrico caseiro e ao consumo local.

Há uns anos atrás um grupo de agricultores, organizados na Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, pôs mãos à obra e, tal como no passado, cultivando as suas vinhas junto ao mar, em Região Demarcada, nas fendas das rochas vinificou de novo este vinho tal qual a cepa o dá. Voltam assim, as gentes do Pico a oferecer o Vinho Licoroso que hoje toma o nome de Lajido.

O Vinho Licoroso de Qualidade Produzido em Região Demarcada “Lajido” acaba de ganhar uma Medalha de Prata na 3.ª edição do Concurso Internacional “Wine Master Chalanger” onde não foi atribuída a Medalha de Ouro, sendo, em consequência disso o primeiro vinho classificado neste concurso.

In http://www.picowines.net/lajido.html

3 Comments:

At 12:54 da tarde, Blogger a lice said...

É tão bom, o vinho do Pico!:)

Mas o verdelho dos Biscoitos também não lhe fica atrás!:)

Beijinhos.

 
At 9:42 da tarde, Anonymous roadrunner said...

Agora com esta é que vocês me mataram! Tinha para aqui um Verdelho e um vinho da pedra da Terceira, mas acho que já foram... Brevemente estarei no Faial e Pico para abastecer o stock! Parabéns pelo blog, muito interessante.

 
At 10:58 da manhã, Blogger gaia said...

roadrunner:
bem vindo!
gostei do teu blog. é bom para aguçar a curiosidade sobre novas paragens!!

 

Enviar um comentário

<< Home